A tecnologia vestível pode ser a única moda em 2016, mas o processo de adicionar tecnologia à vida cotidiana já ocorre há séculos. De acordo com Giordano da Rivalto, o primeiro “vidro inteligente” foi encomendado pelo imperador romano Nero. Os óculos eram feitos de uma armação de metal e lentes esmeraldas, o que supostamente ajudou a melhorar a visão de Nero durante as lutas de 54 DC a 68 DC.6

Anúncio




Na China do século 17, o anel inteligente mais antigo foi projetado com o menor ábaco que você já viu.

Em 1884, em Nova York, Cute Circuit's Electric Girls exibiu uma das primeiras aplicações de wearables na indústria da moda. Luzes elétricas foram embutidas em um grupo de roupas de bailarinas.

Em 1907, na Alemanha, Julius Neubronner inventou o primeiro dispositivo com aparência de GoPro e o subniche Pigeon Photography. Ele equipou vários pombos com um arnês de alumínio para o peito, que contém uma câmera em miniatura com mecanismo de temporizador que captura uma única foto aérea.

No início dos anos 1960, o termo tecnologia vestível ainda não foi cunhado, mas foi aplicado em inúmeras invenções. Dois professores do MIT, Edward Thorp e Claude Shannon, projetaram, construíram e testaram o primeiro computador vestível do mundo que poderia prever o resultado da roleta. O dispositivo consistia em duas partes principais - um cronômetro escondido em um sapato e um maço de cigarros.

Thorp e Shannon tiveram tanto sucesso que suas apostas vencedoras aumentaram para 44% e levaram Nevada a aprovar uma lei que proibia máquinas semelhantes em 1985. Também nos anos 60, o HUD (head-up display) mais antigo e dispositivos vestíveis de realidade virtual foram criados por uma pessoa.

Em 1960, o diretor de fotografia Morton Heilig inventou um dispositivo volumoso usado no peito chamado Head-Mounted Display (HMD) de televisão estereofônica, que combinava seu amor pelo cinema com a realidade virtual. Dois anos depois, ele patenteou o simulador de realidade virtual 4DX que chamou de “Simulador de Sensorama”, que consiste em um assento vibratório, alto-falantes estéreo, guidão, efeitos especiais como soprador de ar e um fone de ouvido que gera certos odores para combinar com a cena do filme.

No último trimestre de 1975, a Pulsar vendeu 100 'calculadoras de relógios de pulso' de edição limitada, feitas com ouro maciço de 18 quilates e custando US $ 3.950 a unidade.

Em julho de 1979, a Sony lançou o histórico 'Walkman' da marca, seu primeiro toca-fitas portátil.

Um estudante do ensino médio no início dos anos 80 com o nome de Steve Mann desenvolveu o primeiro computador de mochila com um visor de câmera CRT equipado no fone de ouvido. Mann iria inventar e ser o pioneiro de muitas tecnologias vestíveis relacionadas à fotografia, como a primeira webcam sem fio vestível em 1994.

Anúncio




Os X-games têm muito a agradecer ao mountain bike Mark Schulze, que instalou uma videocam em seu capacete que levou ao Vídeo instrutivo de 1988 intitulado "The Great Mountain Biking Video", à frente de muitos entusiastas da GoPro em todo o YouTube.

De 2000 em diante, muitas tecnologias vestíveis surgiram, desde fones de ouvido Bluetooth até o marca-passo 100% digital Vitatron C-Series. O boom de vestíveis de fitness pode ser rastreado até a colaboração da Nike e da Apple de um iPod de rastreamento de fitness, que é a inspiração por trás do primeiro dispositivo de fitness vestível da FitBit. Em 2012, uma das histórias de sucesso mais populares do Kickstarter foi para o smartwatch personalizável The Pebble, depois que os fundadores ganharam mais de US $ 10 milhões.

Quando o Google Glass foi revelado em 2013, o resto era história. Todas as marcas de telefones celulares, fitness, TI, esportes, entretenimento e outras indústrias queriam lançar um dispositivo vestível a partir de então, e é por isso que 2014 foi apelidado de “Ano do Vestível”.